Cerca de dez anos atrás, a Cartier investiu na construção de uma das maiores fábricas de alta relojoaria da Suíça. Com um investimento de cerca de 150 milhões de euros, a divisão foi entregue ao comando de Carole Forestier-Kasapi, uma experiente administradora que contava com passagens por renomadas relojoarias suíças, sendo uma delas a Audemars Piguet. Um terço do custo da divisão de alta relojoaria foi destinada a produção de modelos com complicações sofisticadas como turbilhões, calendários perpétuos e repetidores.

No ano de 2015 a Cartier lançou o seu mais caro relógio até então. O Cartier Rotonde Grande Complication Skeleton é um relógio cronógrafo com calendário perpétuo, repetidor e turbilhão e que na ocasião do lançamento custava U$510.000,00.

Com a crise econômica chinesa, as receitas da Cartier tiveram um recuo significativo. O mercado chinês foi o que impulsionou a entrada da marca no segmento de alta relojoaria onde estão marcas tradicionais como Patek Philippe, Vacheron & Constantin e Audemars Piguet.

rotonde de cartierRotonde de Cartier Grande Complication

O grupo Richemont, proprietário da marca, anunciou que os resultados do primeiro trimestre de 2016 iriam cair 45% impulsionados pelas perdas na divisão de alta relojoaria. Considerado um resultado inaceitável pelo presidente da empresa Johann Rupert, a Cartier decidiu recomprar o estoque de relógios não vendidos por seus agentes autorizados e anunciou que seu novo foco seria o mercado de relógios mais “acessíveis” que giram na faixa dos U$2,500.00 a U$35,000.00.

A marca entrou no seguimento de relógios complexos a fim de provar que estava no mesmo nível de marcas de prestígio do setor relojoeiro. No entanto, a marca em setores como de alta joalheria, óptica e moda, não conseguiu se consolidar em um mercado dominado por marcas tradicionais que raramente se dedicam a outros segmentos. Embora a Cartier seja uma marca fortemente consolidada no mercado de joias, apenas seu nome não foi o suficiente para endossar essa empreitada e mostra que, mais do que relógios caros e com alta tecnologia, o público de alta relojoaria busca tradição.