PARA QUE SERVE E COMO SE USAM AS FUNÇÕES DE UM RELÓGIO?
 

     Grande parte dos relógios cronógrafo e cronômetro possuem escalas técnicas para calcular determinados eventos que a grande maioria dos usuários não imaginam, ou não entendem como podem ser operados. Esse texto serve para explicar o uso destas escalas e de algumas funções relacionadas a cronômetros e cronógrafos.

 TAQUÍMETRO

A escala de taquímetro é calibrada de forma a medir a velocidade de um objeto em movimento, como um veículo, em determinada distância. À distância-base, em que a escala é calibrada, sempre é indicada no mostrador, geralmente 1000 metros, porém existem escalas com 400, 200 ou 100 metros.

A operação do Taquímetro inicia com o acionamento do cronógrafo. Por exemplo, no momento que um veículo começa a percorrer a distância-base o cronógrafo é acionado, assim que o veículo rode esta distância o operador para o mecanismo, o ponteiro do cronógrafo apontará na escala de Taquímetro a velocidade-média, em km/h, correspondente a velocidade média em que veículo realizou o percurso.

TELEMÊTRO

Através desta escala, é possível medir a distância de um fenômeno que seja visível e audível. O cronógrafo é iniciado assim que o fenômeno é visto e parado quando este for ouvido. O resultado apontado pelo ponteiro do cronógrafo na escala de Telemêtro é à distância, geralmente em quilômetros, de onde ocorreu o fenômeno. 

ESPIRÔMETRO

O espirômetro indica o número de respirações por minuto de uma pessoa. O observador inicia o cronógrafo com o início da inspiração do paciente e para com a 15ª, 20ª ou 25ª expiração, dependendo da calibragem descrita no mostrador. O ponteiro do cronógrafo indicará na escala quantidade de respirações por minuto. 

PULSÍMETRO

O pulsímetro indica o número de batimentos cardiovasculares por minuto. O observador inicia o cronógrafo com um batimento do coração e para com o 30º, 20º ou 15º batimento, dependendo da calibragem escrita no mostrador. O ponteiro do cronógrafo indicará na escala a quantidade de batidas do coração por minuto. 

VOLUME DE PRODUÇÃO 

A escala de volume de produção é destinada a fabricantes que trabalhem com linha de montagem, permitindo que determinem o número de produtos feitos por hora. O cronógrafo deve ser ligado com o início da fabricação de um produto e parado com sua finalização. O resultado será número de produtos fabricados em uma hora.

 

SPLIT-SECONDS

A função split-seconds (rattrapante em francês e doppelchronograph em alemão) tem por objetivo medir dois intervalos de tempo que se iniciam no mesmo momento, mas finalizam-se separadamente, para tanto dispõe de duas agulhas de segundo para o cronógrafo.
Um cronógrafo com split-seconds possui necessariamente três botões, sendo um específico para acionamento da função, e outros dois para parar e resetar os ponteiros do cronógrafo. Funciona da seguinte forma:
-> se inicia o cronógrafo normalmente, quando se deseja começar a contagem;
-> quando da finalização de um dos intervalos de tempo medidos, pressiona-se o botão do split-second (geralmente este botão encontra-se no lado oposto aos demais), então um dos ponteiros de segundo do cronógrafo indicará a medição até o momento enquanto o outro seguirá marcando o tempo;
-> se pressionarmos novamente o botão do split, o ponteiro que estava parado retornará ao movimento junto do ponteiro que não foi parado, ou se pressionarmos o botão de acionamento do cronógrafo o ponteiro que seguiu a contagem irá parar e então teremos os 2 resultados; 

FLYBACK

Também denominado em francês de retour-en-vol. A função flyback tem a finalidade de permitir um rápido retorno a zero e instantânea partida do cronógrafo, que pode ser muito útil para medições de intervalos de tempo sucessivos.
No flyback, o mesmo botão inicia, para, reseta e reinicia o cronógrafo. 

REGRESSIVO 

Cronógrafos regressivos mecânicos (countdown em inglês) são muito raros, são mais comuns em relógios digitais com a função “Timer”. Funcionam da mesma forma que o cronógrafo comum, no entanto com a contagem regressiva. Neste, o operador escolhe o intervalo de tempo desejado e ativa a contagem ao cessar é emitido um sinal audível para identificar o término.