Mensurar a variação diária, a amplitude, margem de erro de batidas e ângulo de elevação de um relógio geralmente é uma tarefa dedicada a um relojoeiro profissional. O uso de equipamentos sofisticados permite a análise destes dados. No entanto, a empresa suíça Lepsi com sede em Genebra criou um equipamento portátil, de fácil uso e alta precisão que permite fazer a medição de todos estes dados e assim saber quando é necessário mandar seu relógio para revisão: o Watch Scope.

 watch_scope_1

O dispositivo deve ser conectado a um Smartphone com sistema operacional IOS 8 ou superior ou Android 44 ou superior. Também, é necessário baixar o aplicativo Lepsi – Watch Scope, uma vez instalado o aplicativo, e com o dispositivo conectado, é iniciada a calibragem do Watch Scope, este procedimento leva 3 horas e é feito apenas uma vez. Uma vez calibrado o equipamento está pronto para o uso. Existem 3 maneiras de fazer a medição com o dispositivo, com o relógio no pulso colocando em contato com o e em direção ao mostrador; fora do pulso com o dispositivo em cima de uma superfície e com o mostrador virado para baixo; e fora do pulso, com o Watch Scope em contato com a parte traseira do relógio, inclusive esta posição é recomendada para relógios mais silenciosos. São apenas 30 segundos até o aplicativo passar a leitura dos dados com extrema precisão.

 watch_scope_2

Além das medições, o aplicativo ainda permite criar histórico de leituras para cada relógio, assim, é possível criar planilhas e monitorar a evolução das leituras sabendo quando será necessária uma revisão do relógio.

O Watch Scope pode ser adquirido por 369 francos suíços diretamente no site da Lepsi: www.lepsi.ch